DVZoonoses emite alerta epidemiológico após morte de macaco por febre amarela
Publicado em : 16/09/2025
A Diretoria de Vigilância em Zoonoses (DVZoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia emitiu um alerta epidemiológico após a confirmação da morte de um primata não humano (macaco guariba/bugio) por febre amarela.
O animal foi recolhido no Residencial Forteville em 9 de setembro. Na mesma data, foram realizadas a necrópsia e a coleta de amostras, cujo resultado positivo foi divulgado pelo LACEN/SES-GO dois dias depois, em 11 de setembro.
Essa ocorrência de epizootia confirmada acende um alerta sobre o risco de casos humanos, conforme destaca o alerta epidemiológico. Por isso, a DVZoonoses ressalta a importância de que aqueles que tenham dúvidas sobre sua situação vacinal — sobretudo moradores, trabalhadores e visitantes da região e arredores — procurem uma Unidade de Saúde para se informarem sobre a necessidade de vacinação.
Além disso, qualquer outra ocorrência de epizootia de primata não humano deve ser comunicada imediatamente à Diretoria de Vigilância em Zoonoses pelo WhatsApp (62) 99152-2545, para que a coleta e o diagnóstico sejam feitos.
A DVZoonoses reitera que os macacos não transmitem a febre amarela. Assim como os humanos, eles adoecem com a doença, que é transmitida pela picada do mosquito infectado com o vírus.
Clique abaixo e confira o alerta epidemiológico 03/2025.